Categoria:Introdução à Informática

De Proetec wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Área de Trabalho do Windows, Navegador de Internet e Gmail do Google

Área de Trabalho do Windows 10[editar]

A área de trabalho do windows 10 é a tela inicial apresentada ao usuário após o login do usuário ou a inicialização do sistema operacional.

Areadetrabalhowindows10.png

Botão Iniciar[editar]

Ao pressionar o botão iniciar é apresentado ao usuário o menu iniciar. O menu iniciar dá acesso a todos os programas instalados no computador. É possível personalizar este menu fixando programas ou movendo e reagrupando blocos, também é possível redimensionar para aumentá-lo ou diminuí-lo. A parte lateral do menu iniciar apresenta a imagem e o nome do usuário conectado ao computador, neste ícone são possíveis executar diversas funções como: bloquear, sair e alterar conta. Também, na parte lateral do menu iniciar localiza-se o botão de ligar/desligar.

Ícone[editar]

São imagens que facilitam a associação de objetos a arquivos ou pastas. Para qualquer programa, podemos ter um ícone específico.

Ícone atalho[editar]

É uma forma direta de acessar arquivos, pastas, programas ou mesmo endereços de Internet. Atalhos são ícones que podem estar na na área de trabalho, na barra de tarefas ou em pastas do sistema de arquivos. Atalhos são identificados por uma seta localizada no canto inferior esquerdo de seus ícones.

Caixa de pesquisa[editar]

A caixa de pesquisa ou campo de pesquisa permite que usuários façam pesquisa de conteúdos da Internet, arquivos e programas do computador.

Nota: Para acessar um programa, digite seu nome na caixa de pesquisa e clique no item relacionado ao programa.

Caixadepesquisawindows10.png

Acesso rápido[editar]

Na barra de tarefas encontramos uma região com ícones para acesso rápido aos programas. Essa região pode ser modificada de acordo com a necessidade do usuário. Os programas podem ser adicionados ou removidos pelos usuários.

Área de notificação[editar]

A área de notificação inclui o relógios e alguns ícones que comunicam o status de determinado programas e das configurações do computador. Nela é possível visualizar alguns dos programas que rodam em um segundo plano no computador.

Navegador de Internet[editar]

Um navegador de Internet, navegador web, navegador da rede ou simplesmente navegador (em inglês: Web browser, browser), é um programa que habilita seus usuários a interagirem com páginas web hospedados em um servidor da rede. Podemos instalar diferentes navegadores de Internet em nossos computadores. Os navegadores mais populares são: o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. Podemos ainda citar outros navegadores como: o Opera e o Safari. Em nosso computadores, é aconselhável termos mais de um navegador instalado. Pois, por vezes, páginas webs funcionam melhor em um navegador do que em outro.

Acesso ao Navegador de Internet[editar]

O acesso aos navegadores de Internet se dá, em um desktop, quando clicamos em seus ícones, por vezes, localizados na área de trabalho do computador. É comum localizarmos ícones de atalho rápido na barra de tarefas, normalmente, localizados na parte de baixo da tela do computador. Outra forma de acesso se dá através do botão iniciar do windows. O botão iniciar nos permitir visualizar uma lista de aplicativos e uma barra de navegação na qual deslizamos e escolhemos o aplicativo desejado através de um único clique.

Sobre o Google Chrome[editar]

O Google Chrome é um navegador de Internet desenvolvido pela companhia Google. Atualmente é um dos navegadores mais utilizados, senão o mais utilizado no mundo, para acesso às páginas Web.

Ferramentas do Chrome[editar]

Navegadorchrome.png

O Chrome possui diversas ferramentas. De acordo com a imagem acima faremos a citação de algumas de suas ferramentas.

Caixa de Endereço[editar]

A caixa de endereço é o campo do navegador reservado para digitar o endereço do site ou o conjunto de palavras chaves para a realização de uma consulta na web. Este campo tem uma função dois em um, pois além de exibir o conteúdo do site solicitado ele também é destinado para exibir ao usuário um conjunto de sites relacionados às palavras chaves digitadas.

Pesquisa por áudio[editar]

O botão pesquisar por áudio permite que usuário faça sua pesquisa através da voz. Após pressionar o botão pesquisar por áudio, o aplicativo solicita ao usuário uma entrada por voz. Conforme o som é emitido o navegado escreve o texto falado e, em seguida, exibe o resultado da pesquisa no navegador.

Pesquisando Imagens / Mapas[editar]

Após realizar uma pesquisa por texto ou áudio, o navegador oferece uma opção de pesquisar as imagens ou mapas relacionadas. Para isso, basta selecionar no menu o item imagem ou o item mapa.

Acesso ao link pesquisado[editar]

Ao realizar uma pesquisa, o navegar exibe diversos endereço de sites, em forma de link, como resposta. Para acessar qualquer link basta clicar em cima da primeira linha de cada resultado.

Nova aba do navegador[editar]

Os navegadores atuais utilizam o esquema de abas ou guias. Quando um navegador é aberto pela primeira vez, uma aba em banco é disponibilizada ao usuário. No Chrome, caso o usuário desejar consultar uma nova página web sem que a anterior seja encerrada, basta clicar no botão nova guia e uma nova aba será disponibilizada ao usuário.

Conta de E-mail do proeja.com[editar]

Sobre o Gmail do Google[editar]

Gmail ou Google Mail (em que "mail" significa "correspondência") é um serviço gratuito de correio eletrônico criado pela empresa americana Google. Desde a data de lançamento do serviço, em 1 de abril de 2004, o Gmail revoluciona o mercado de correios eletrônicos com a variada oferta de recursos para o usuário.

Inicialmente, o acesso ao serviço Gmail só era possível através de convite, mas em 2007 o serviço passou a ser acessível a todo o público.

Um grande diferencial do serviço Gmail em relação à concorrência é o espaço de armazenamento. No início, cada usuário usufruía gratuitamente de 1 GB de espaço. Com o tempo, esse espaço foi se tornando cada vez maior (superior a 10 GB), com possibilidade de comprar mais espaço, caso necessário.

Sobre o domínio proeja.com[editar]

O proeja.com é domínio proprietário que foi criado para atender as necessidades do curso de MSI (Manutenção e Suporte à Informática) do campus do Rio de Janeiro. Posteriormente o uso de recursos deste domínio foi oferecido aos demais campi do IFRJ nos cursos da modalidade PROEJA. Atualmente o campus de Duque de Caxias faz uso do domínio para criar as contas de e-mail dos alunos do PROEJA. Inicialmente, as contas de e-mail obedeciam a seguinte máscara: [Número da matrícula]@proeja.com. Porém, a sequência de números que antecediam o domínio @proeja.com era de difícil lembrança para os usuários do curso (alunos e professores). Assim, no primeiro período de 2013 a máscara foi modificada para dcifrj[período][ano com 4 dígitos].[Nome do aluno]@proeja.com, onde dc refere-se a campus Duque de Caxias. Desta forma, um e-mail criado para o aluno João que se matrícula no curso no segundo período de 2013 ficaria escrito da seguinte forma: dcifrj22013.joao@proeja.com.

Além do e-mail individual, cada turma tem um e-mail de grupo. Um e-mail de grupo da turma do MSI possui a seguinte máscara: [Nome da turma]@proeja.com. Assim, o e-mail de grupo para a turma do MSI 311 ficaria escrito da seguinte forma: msi311@proeja.com. Respectivamente, os endereços msi321@proeja.com, msi331@proeja.com, msi341@proeja.com, msi351@proeja.com e msi361@proeja.com estão relacionadas às turmas MSI321, MSI331, MSI341, MSI351 e MSI361.

Nota: O e-mail msi3xx@proeja.com é um e-mail de grupo direcionado a todos os e-mails de grupo da turma do MSI, ou seja, uma mensagem enviada para o endereço msi3xx@proeja.com será entregue aos destinatários de e-mails de todas das turmas do MSI.

Acesso ao e-mail @proeja.com[editar]

O domínio de e-mail @proeja.com está associado ao Google através das ferramentas do Google Education. Sendo assim, para ter acesso à uma conta de e-mail @proeja.com, podemos seguir os seguinte passos:

Passo 1: Acesse o navegador de Internet de sua preferência. Normalmente, nas máquinas dos laboratórios do campus Duque de Caxias estão disponíveis os navegadores de Internet (Browsers): Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.
Passo 2: Na caixa de endereços digite o endereço http://gmail.com.
Passo 3: A caixa de diálogo será aberta. Então digite o endereço de e-mail no campo E-mail e clique no botão Próxima.Logingmail.png
Passo 4: A caixa de diálogo será aberta. Então digite a senha do endereço de e-mail no campo senha e clique no botão Próxima. Senhagmail.png
Nota: Cada aluno da turma de MSI recebeu um endereço de e-mail e cadastrou uma senha forte. A senha deve ser guardado com cuidado e não deve ser esquecida. Devemos ter muita atenção ao digitar nosso endereço e-mail no campo E-mail, pois, basta um único caracter trocado, faltando ou a mais para que o endereço de e-mail seja invalidado. Pelos mesmos motivos devemos ter muita atenção no preenchimento do campo Senha.

Interface do gmail[editar]

Teladogmail2.png

A interface do gmail traz em seu lado esquerdo o menu de navegação com os recursos: Entrada, Enviados, Spam e Lixeira, por exemplo.

Pasta Entrada[editar]

Na pasta Entrada localizam-se os e-mails recebidos.

Nota: A interface do gmail permite que a pasta Entrada seja divida em abas, como: Principal, Social, Promoções e Fóruns.
Na aba Principal localizam-se os e-mails enviados diretamente ao destinatário sem contexto de rede social, oferta de produtos e serviços e a grupo de usuários.
Na aba Social localizam-se os e-mails enviados com contexto de rede social.
Na aba Promoções localizam-se os e-mails de ofertas de produtos e serviços.
Na aba Fóruns localizam os e-mails destinados a grupos.
Pasta Enviados[editar]

Na pasta Enviados localizam-se os e-mails enviados.

Pasta Spaam[editar]

Na pasta Spam localizam-se os emails recebidos com conteúdo publicitário. Mensagens que ficarem em Spam serão removidas em 30 dias automaticamente.

Pasta Lixeira[editar]

Na pasta Lixeira localizam-se os e-mail removidos. E assim como mensagens em Spam serão removidas em 30 dias automaticamente.

Caixa de Pesquisa[editar]

A caixa de pesquisa do Gmail permite a localizam de e-mails por meio de diferentes filtros, por exemplo: endereço de e-mail, e-mail do remetente, e-mail com anexo, data de recebimento, etc...

Caixadepesquisagmail.png

= Botão Selecionar[editar]

Para selecionar e-mail em uma lista, clique na caixa de seleção de cada mensagem ou selecione uma das opções no botão selecionar do cabeçalho.

Botão Atualizar[editar]

Para atualizar as mensagens, clique no botão Atualizar.

Nota:  Mensagens recentes podem não ser visualizadas caso a interface do G-mail não seja atualizado.
Configurações[editar]

A interface permite modificação na configuração do gmail, como: tema do papel de fundo, abas na pasta Entrada, inclusão de assinatura,foto, etc.

Sair da conta gmail[editar]

Para sair da conta gmail pressione o botão direto do mouse na imagem com a foto ou com a inicial do usuário. Uma caixa de diálogo será aberta e então pressione o botão sair.

Nota: Nunca deixe a sua conta de e-mail aberta, principalmente em computadores compartilhados. Pois, usuários mal intencionados poderão fazer uso inadequado da sua conta de e-mail.

Sairdacontagmail.png

Enviar um e-mail[editar]

Enviarmensagem2.png

Botão escrever[editar]

Para enviar um e-mail devemos clicar no botão escrever.

[editar]

Após clicar no botão escrever uma caixa de diálogo será aberta.

Campo para[editar]

O campo para deve ser preenchido com o endereço de e-mail do destinatário da mensagem.

Nota: para preenchermos o campo Para com mais de um destinatário devemos separá-los por "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula).

Campo Cc (Com cópia)[editar]

Se desejarmos enviar uma cópia da mensagem para um destinatário devemos preencher o campo Cc com o endereço do destinatário.

Nota 1: para preenchermos o campo Cc com mais de um destinatário devemos separá-los por "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula).
Nota 2: destinatários preenchidos neste campo podem identificar demais destinatários da mensagem (destinatários do campo Para e destinatários do campo Cc).

Campo Cco (Com cópia oculta)[editar]

Se desejarmos enviar um cópia oculta da mensagem para um destinatário devemos preencher o campo Cco com o endereço do destinatário.

Nota 1: para preenchermos o campo Cco com mais de um destinatário devemos separá-los por "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula).
Nota 2: destinatários preenchidos neste campo podem identificar demais destinatários da mensagem (destinatários do campo Para e destinatários do campo Cc), porém, não são identificados pelos demais destinatários, ou seja, o destinatário é oculto aos demais destinatários.

Campo assunto[editar]

O campo Assunto deve ser preenchido com um texto que represente um resumo do conteúdo da mensagem.

Nota 1: este campo deve sempre ser preenchido, pois, mensagem sem assunto diminui a importância da mensagem para o(s) destinatário(s).
Nota 2: utilize palavras como: atenção ou importante, no texto do assunto para explicitar a importância da mensagem.

Corpo do texto[editar]

O campo Corpo do texto deve ser preenchido com o conteúdo detalhado da mensagem.

Nota:  não se deve preencher o texto detalhado da mensagem no campo assunto, mas sim no campo corpo do texto.

Caixa de ferramentas[editar]

A caixa de ferramenta permite fazer a formatação do texto da mensagem. Com ela podemos:

  • alterar o tipo da fonte do texto,
  • o tamanho da fonte do texto,
  • colocar o texto em negrito,
  • colocar o texto em itálico,
  • sublinhar o texto,
  • alterar a cor do texto,
  • alinhar o texto à esquerda; centralizado ou à direita,
  • incluir marcadores e numeração,
  • acrescentar ou retirar tabulação,
  • incluir citação e
  • remover formatação.

Botão anexar[editar]

O botão anexar permite anexar um ou mais arquivos a uma mensagem. Anexarmensagem.png

Após clicar neste botão, um gerenciador de arquivos será aberto. Neste gerenciador, devemos escolher o arquivo e clicar no botão abrir. O arquivo será anexado na mensagem.

Nota: para anexar mais arquivos podemos repetir toda a operação ou selecionar mais de um arquivo por vez.

Botão enviar[editar]

O botão enviar, envia a mensagem ao(s) destinatário(s) da mensagem.

Operações sobre mensagens recebidas[editar]

Ao receber um e-mail podemos realizar algumas operações, como:

  • responder a mensagem ao remetente (Responder),
  • responder a mensagem ao remetente e demais destinatários (Responder a todos),
  • encaminha a mensagem a outros destinatários (Encaminhar).

Operacoesmensagemrecebida.png

Responder[editar]

Para Responder uma mensagem ao remetente devemos abrir a mensagem. Clicar no botão Mais e selecionar o item Responder. O cursor irá para o corpo do texto. Digite a mensagem de resposta e pressione o botão enviar.

Nota: ao responder uma mensagem, arquivos anexados não serão enviados junto a mensagem de resposta.

Responder a todos[editar]

Para responder a todos ,remetente e aos demais destinatários, devemos abrir a mensagem. Clicar no botão Mais e selecionar o item Responder a todos. O cursor irá para o corpo do texto. Digite a mensagem de resposta e pressione o botão enviar.

Nota: ao responder uma mensagem a todos, arquivos anexados não serão enviados junto a mensagem de resposta.

Encaminhar[editar]

Para Encaminhar uma mensagem a um novo destinatário devemos abrir a mensagem. Clicar no botão Mais e selecionar o item Encaminhar. O cursor irá para o corpo do texto. Digite a mensagem de resposta e pressione o botão enviar.

Nota: ao encaminhar uma mensagem, arquivos anexados serão enviados junto a mensagem de resposta.

Operações sobre mensagens[editar]

Podemos efetuar operações sobre mensagens, como:

  • mover para a lixeira,
  • mover para e
  • marcar como não lida.

Operacoesmensagem.png

Mover para a lixeira[editar]

Para mover uma mensagem para a lixeira, devemos abrir a mensagem e clicar no botão mover para a lixeira.

Mover para[editar]

Uma mensagem pode ser movida entre diferentes paras do G-mail. Para mover uma mensagem para outra pasta, devemos abrir a mensagem, clicar no botão mover para e selecionar a pasta desejada.

Marcar como não lida[editar]

Uma mensagem aberta recebe a condição de lida. Para retornar a condição de não lida devemos abrir a mensagem, clicar no botão Mais e selecionar Marcar como não lida.

No momento, esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.